Benefícios do Armazenamento em Nuvem

O armazenamento em nuvem já uma realidade nas empresas do Brasil e vem ganhando espaço e aceitação dos usuários. Existem diversas formas de computação em nuvem e todas elas auxiliam e facilitam os gestores de TI nas empresas.

Mas quais são os maiores benefícios do armazenamento em nuvem?

  1. BAIXO CUSTO:

A área de TI das empresas sempre manteve um gasto elevado para manter servidores, data centers e profissionais disponíveis para cuidar dessa infraestrutura. Ainda que seja importante o investimento nesse setor, é um custo que poderia ser investido em outras áreas da empresa.

Com o armazenamento em nuvem temos uma redução dos equipamentos que ocupavam não só espaço mas tempo dos funcionários, e os cuidados com a infraestrutura podem ser integralmente direcionados para quem oferece o serviço.

Além disso, a computação em nuvem permite que o contratante configure seus servidores de acordo com sua demanda, e pague somente pelos recursos que escolher.

2. SEGURANÇA:

Qualquer empresa que não cuida de forma incisiva da segurança de seus dados estará sujeita a prejuízos inimagináveis, caso esses sejam acessados por pessoas mal intencionadas.

O risco é potencializado porque as ameaças evoluem em uma velocidade muito alta. Por isso, o trabalho de prevenção requer uma equipe especializada e sempre atualizada.

Além disso, com os dados da empresa armazenados em nuvem, caso haja qualquer dano físico nos equipamentos, os arquivos serão mantidos sem qualquer prejuízo.

3. ESCALABILIDADE NO USO DE SERVIÇOS

A maioria dos servidores de uma empresa tem sua capacidade máxima atingida conforme o crescimento do negócio. Quando isso acontece, a área de TI precisa convencer a diretoria da necessidade de novas despesas com hardware, e enquanto a nova instalação não acontece, os usuários sofrem com sistemas lentos e falhos.

E uma das vantagens do armazenamento em nuvem é a escalabilidade. Ou seja, graças a essa característica, upgrades e downgrades ocorrem de forma facilitada, permitindo a manutenção dos servidores sempre na sua capacidade ideal.

4. DISPONIBILIDADE INTEGRAL DOS DADOS

Com o armazenamento em nuvem as empresas tem acesso integral a todos os dados da empresa sem necessariamente ter que estar no ambiente físico da mesma.

Além garantir que os dados não serão perdidos em caso de danos do espaço físico, caso não seja possível o funcionário chegar até a empresa, é possível ele ter acesso aos dados necessários em qualquer máquina com acesso a internet.

Está interessado em ter esses benefícios na sua empresa? Corra para Nuvem!

Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais.

IPv6, um desafio técnico para a Internet

Há certa confusão sobre o timing correto dessa mudança, gerada principalmente por não existir uma “data da virada”

A Internet tornou-se parte fundamental da sociedade. Tudo indica que veio para ficar e que a cada dia dependeremos mais dela. É provável um futuro em que a rede e os computadores serão invisíveis. Estarão tão integrados ao nosso dia a dia, disfarçados nos objetos do cotidiano, que não pensaremos mais neles, simplesmente os utilizaremos. Na atualidade, entretanto, a rede encara uma série de desafios que deve superar para continuar evoluindo e mesmo existindo. Muitos leitores certamente já se informaram sobre questões como neutralidade da rede, Marco Civil, espionagem e discussões sobre o próprio modelo de governança da Internet.

Leia mais

Previsões do setor de TI para os próximos anos: 2014 em diante

Previsões do setor de TI para os próximos anos: 2014 em diante

Em minhas viagens, tenho a sorte de ver inovações interessantes, tecnologias e tendências emergentes. E claro, o crescimento das tecnologias móveis e de nuvem continua a moldar nosso trabalho e nossas vidas. O ano de 2014 será um ano impulsionado por essas tendências e pela IoT, aumentando as conexões entre pessoas, processos, dados e coisas como nunca antes. Aqui está a minha opinião sobre as coisas mais importantes que veremos em 2014.

Leia mais